Sou honesto em dizer que os Dashboards® precisam tornar-se imprescindíveis nas empresas. Para tanto reconheço que tais amontoados de informações precisam apresentar algumas características que demonstrem o seu real valor. Ou seja, seu conteúdo e ação necessitma ser tão avassaladores que se torne praticamente impossível tomar uma decisão sem um destes em mãos.
Quais são os pontos de hoje? Comento 8, que deitado sugere quantos aspectos ainda serão comentados:
1
Creio que estas observações sejam suficientes para avaliarem os seus
INFORMAÇÃO IMEDIATA - Aqueles que fazem uso dos Dashboards®
precisam ser capazes de detectar rapidamente se devem preocupar-se ou não. Disponibilizar u
m resumo de status indicando como estão as coisas em geral.
2
REFLEXO EXATO DO SEU MODELO DE NEGÓCIO - Refletir a estrutura da empresa a ser analisada de forma que a teoria utilizada no Dashboards® seja forte o suficiente para unir todas as as peças que compõem o modelo de negócio (ou seja, ser transparente no modo como estão estabelecidas as relações entre as principais medidas, os drivers e as ações disponíveis).
3
RÁPIDO
DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA - O layout doconjecturas, éDashboards®deve ter um design que permita a pronta detecção de um problema quando este for apontado, indicando inclusive a
provável fonte que o causou. Agora não é o momento para aprofundar a introspecção e fazer
hora da ação.
4
APRESENTAÇÃO SIMPLES DAS INFORMAÇÕES - Entendo que o Dashboards®
seja algo de fácil interpretação,
um lugar para
visualizações simples.
5
VISÃO GRANULAR da 'UNIDADE DE AÇÃO - A principal competência de um Dashboards®
deve ser a sua capacidade em acompanhar as atividade em 'tempo real'. Podendo ser útil mostrar os dados brutos ao redor dos eventos. Mostrando essa informação numformato regular como um ticker, um scroll ou RSS.
6
JANELA DE TEMPO APROPRIADO - A experiência em trabalhar com
Dashboards® , já por algum tempo, muitas vezes pode gerar atividades críticas desnecessárias. Caso as medidas e as tendências representem um período
de tempo
demasiadamente longo, os usuários não conseguirão reagir às mudanças com
rapidez suficiente. Por outro lado, quando a janela de tempo for muito pequena, poderá estimular reações frenéticas e mudanças que não representem as tendências reais.
7
ALERTAS PERCEPTÍVEIS - E equilibrados. Naturalmente alertar os usuários para os problemas é uma das missões centrais do Dashboards®
. Como sempre o desafio é o
equilíbrio entre histeria e apatia ('o céu está caindo' e 'não se preocupe, seja feliz'). Nem todos os problemas têm o mesmo impacto sobre os negócios, e encontrar uma forma de comunicar esta importância relativa é valioso.
8
APONTAR AÇÃO ESPECÍFICA - Se os Dashboards®
são sobre identificar e responder às questões, nossa ferramenta deve apontar aos usuários o que podem fazer sobre um
determinado problema. Isto pode ser tão simples como exibir o número do telefone da pessoa certa para chamar, ou enviar um e-mail alertando algum gerente ou analista responsável.
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