Sou honesto em dizer que os Dashboards® precisam tornar-se imprescindíveis nas empresas onde trabalhamos. Reconheço, no entanto, que tais amontoados de informações precisam apresentar algumas características que demonstrem o seu valor real.
É nossa a responsabilidade fazer com que o seu conteúdo, suas respostas e direcionamentos sejam tão avassaladoramente importantes e imprescindíveis que o uso destes seja praticamente obrigatório antes da tomada de uma decisão.
1INFORMAÇÃO IMEDIATA - Aqueles que fazem uso dos Dashboards® precisam ser capazes de detectar rapidamente se devem preocupar-se ou não.Devemos poder bater os olhos e detectar o que merece a nossa atenção imediata.2REFLEXO EXATO DO SEU MODELO DE NEGÓCIO - Refletir a estrutura da empresa que analisamos de forma que o modelo teórico utilizado no Dashboards® seja forte o suficiente para unir todas as peças que o compõem unificando estratégias e ações.As ações que devem ser tomadas precisam estar estritamente ligadas as variações dos indicadores. Não deve haver espaço para a interpretação humana das ações.3RÁPIDO DIAGNÓSTICO - O layout do Dashboards® deve ter um design que propicie a pronta detecção de um problema.Layout objetivo, não tão simplificado que incapacite a pronta detecção da origem do problema, e nem tão rebuscado que impeça um diagnóstico rápido.4APRESENTAÇÃO SIMPLES DAS INFORMAÇÕES - Entendo que o Dashboards®seja algo de fácil interpretação, um lugar para visualizações simples.Os utilizadores do Dashboard® devem estar familiarizados com os significados das cores, gráficos e símbolos aplicados ao modelo.5VISÃO GRANULAR da UNIDADE DE AÇÃO - A principal competência de um Dashboard®deve ser a sua capacidade em acompanhar a performance do modelo ao qual está conectado em 'tempo real'.Obviamente quando nos referimos a tempo real, estamos dispostos a nos conectar a uma base de dados com uma atualização que permita correções em tempo hábil.6JANELA DE TEMPO APROPRIADO - Caso as medidas e as tendências representem um período de tempo demasiadamente longo no Dashboards®, os usuários não conseguirão reagir às mudanças com rapidez suficiente.O equilíbrio está em também não termos uma a janela de tempo muito pequena, pois poderá estimular reações frenéticas e mudanças que não representem as tendências reais.7ALERTAS PERCEPTÍVEIS - Alertar os usuários para os problemas é uma das missões centrais dos Dashboards®. Como sempre o desafio é o equilíbrio entre histeria e apatia, e encontrar uma forma de comunicar esta importância relativa é valiosoA maturidade daqueles que utilizarão o Dashboard® ajudará na percepção de que nem todos os problemas têm o mesmo impacto sobre os negócios.8APONTAR AÇÃO ESPECÍFICA - Se os Dashboards® são sobre identificar e responder às questões, nossa ferramenta deve apontar aos usuários o que podem fazer sobre um determinado problema. Isto pode ser tão simples como exibir o número do telefone da pessoa certa para chamar, ou enviar um e-mail alertando algum gerente ou analista responsável.Creio que estas observações sejam suficientes para avaliarem os seus Dashboards® no início deste ano.