Sou honesto em dizer que os
Dashboards® precisam tornar-se imprescindíveis nas empresas. Para tanto reconheço que tais amontoados de informações precisam apresentar algumas características que demonstrem o seu real valor. Ou seja, seu conteúdo e ação necessitma ser tão avassaladores que se torne praticamente impossível tomar uma decisão sem um destes em mãos.
Quais são os pontos de hoje? Comento 8, que deitado sugere quantos aspectos ainda serão comentados:
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INFORMAÇÃO IMEDIATA - Aqueles que fazem uso dosDashboards®precisam ser capazes de detectar rapidamente se devem preocupar-se ou não. Disponibilizar um resumo de status indicando como estão as coisas em geral.2REFLEXO EXATO DO SEU MODELO DE NEGÓCIO - Refletir a estrutura da empresa a ser analisada de forma que a teoria utilizada noDashboard®seja forte o suficiente para unir todas asas peças que compõem o modelo de negócio (ou seja, ser transparente no modo como estão estabelecidas as relações entre as principais medidas, os drivers e as ações disponíveis).3DIAGNÓSTICO DO PROBLEMA - O layout doRÁPIDODashboard®deve ter um design que permita a pronta detecção de um problema quando este for apontado, indicando inclusive aprovável fonte que o causou. Agora não é o momento para aprofundar a introspecção e fazerconjecturas, éhora da ação.4APRESENTAÇÃO SIMPLES DAS INFORMAÇÕES - Entendo que oDashboard®seja algo de fácil interpretação,um lugar paravisualizações simples.5VISÃO GRANULAR da 'UNIDADE DE AÇÃO' - A principal competência de umDashboard®deve ser a sua capacidade em acompanhar as atividade em 'tempo real'. Podendo serútil mostrar os dados brutos ao redor dos eventos. Mostrando essa informação numformato regular como um ticker, um scroll ou RSS.
6JANELA DE TEMPO APROPRIADO - A experiência em trabalhar comDashboards®, já por algum tempo, muitas vezes pode gerar atividades críticas desnecessárias. Caso as medidas e as tendências representem um períodode tempodemasiadamente longo, os usuários não conseguirão reagir às mudanças comrapidez suficiente. Por outro lado, quando a janela de tempo for muito pequena, poderá estimular reações frenéticas e mudanças que não representem as tendências reais.7ALERTAS PERCEPTÍVEIS - E equilibrados. Naturalmente alertar os usuários para os problemas é uma das missões centrais doDashboard®. Como sempre o desafio é oequilíbrio entre histeria e apatia ('o céu está caindo' e 'não se preocupe, seja feliz'). Nem todos os problemas têm o mesmo impacto sobre os negócios, e encontrar uma forma de comunicar esta importância relativa é valioso.8APONTAR AÇÃO ESPECÍFICA - Se os