Apenas inseríamos abas (worksheets) adicionais às nossas planilhas (workbook), sem nos preocuparmos com a performance destas.
Sim, a palavra performance foi inserida no nosso vocabulário quase que abruptamente, devido aos nossos usuários começarem a reclamar que as suas planilhas demoravam para abrir ou travavam ao serem atualizadas.
Nesta época, ainda nos restringíamos a eliminar linhas desnecessárias, links quebrados e assim por diante.
Hoje, mesmo usando a versão do MS Office 2013, sim este tópico foi escrito em 15.10.2013, ainda precisamos exercitar essa 'lição de casa'.
Não podemos nos furtar à responsabilidade que nos cerca. Está sob a nossa responsabilidade propiciarmos uma experiência agradável àqueles que se beneficiam da nossa experiência, por utilizarem os produtos que criamos.
Este post foi desenvolvido visando amadurecer mais rapidamente os desenvolvedores com pouca experiência, ou mesmo aqueles que usam o MS Excel a muito tempo, mais ainda não tiveram chance de serem apresentados a sua arquitetura, compreendendo os planos do pessoal de Redmond, e por isso, não têm ciência de como melhorar os seus resultados.
Comprima os arquivos XLSX em arquivos ainda menores
Clique no link acima para aprender como são compostos os arquivos XML do Excel. E aprenda a compactar ainda mais os seus arquivos XLSX.
Referenciando a frente
Para conseguir uma clareza maior e evitar erros, implemente as suas fórmulas de modo que elas não façam referência para a frente (para a direita ou para baixo) e para outras fórmulas ou células. Geralmente encaminhar referência não afeta o desempenho de cálculo, exceto em casos extremos para o primeiro cálculo de uma planilha (workbook), onde ele pode levar mais tempo para estabelecer uma seqüência de cálculo sensatos, caso hajam muitas fórmulas que precisem ter o seu cálculo adiada.
Ligações entre as pastas de trabalho
Evite ligações inter-pasta de trabalho quando for possível: elas podem ser lentas, facilmente quebrados, e nem sempre será fácil encontrá-los e corrigi-los.
Utilizar menos planilhas grandes, geralmente, mas não sempre, será melhor do que utilizar muitas planilhas menores. Uma exceção pode ser quando temos muitos cálculos no front-end e raramente forem recalculados em uma pasta de trabalho separada, ou quando você tiver RAM suficiente.
Tente usar referências de célula simples e direta que trabalhem em pastas de trabalho fechadas. Ao fazer isso, evitará recalcular todos os seus workbooks interligados ao recalcular toda a planilha. Além disso, poderá ver os valores da planilha fechada, que é freqüentemente importante para a depuração e auditoria de uma pasta de trabalho.
Se você não puder evitar o uso de pastas de trabalho vinculadas, tente tê-las todas abertos em vez de fechadas, e abra as pastas de trabalho que estiverem ligadas antes de abrir as pastas de trabalho que estiverem ligadas a partir destas (ufa, confuso né...Re-leia...).
Aumente a velocidad e pare com o flickering da tela
É uma dica simples, mas muita gente esquece de colocá-las.
Sub NoScreenRePainting()
Let Application.ScreenUpdating=False
' SEU CÓDIGO AQUI.
Let Application.ScreenUpdating=TrueEnd Sub