Views

Histats

Vitrine

Excel Tips - 03 - Glossário do PowerPivot - Termos e conceitos de DAX


Como o Microsoft SQL Server PowerPivot fornece recursos que abrangem muitas áreas tecnológicas, desde bancos de dados relacionais a analíticos, até a publicação na Web, o que segue são termos que podem ser novos ou provenientes de novas áreas tecnológicas.

Termos e conceitos de DAX

Calculated column
Coluna calculada
Coluna calculada é uma coluna adicionada a uma tabela do PowerPivot existente. Em vez de colar ou importar valores na coluna, você cria uma fórmula DAX que define os valores da coluna. Se incluir a tabela do PowerPivot em uma Tabela Dinâmica (ou Gráfico Dinâmico), a coluna calculada poderá ser usada como você faria com qualquer outra coluna de dados. Diferentemente do Excel, não é possível criar fórmulas diferentes para linhas distintas em uma tabela; em vez disso, a fórmula DAX é aplicada automaticamente a toda a coluna assim com quando inserimos colunas em uma query ou view no SQL.

Context
Contexto
O contexto define o subconjunto atual de dados que está sendo avaliado. Por exemplo, se os dados tiverem sido filtrados por ano, o filtro de ano definirá o contexto atual.

Expression
Expressão
Uma expressão é uma parte de uma fórmula. Quando você atualiza a pasta de trabalho, o valor na expressão é avaliado e fica disponível para uso em outros cálculos.

Filter
Filtro
Um filtro é uma expressão que você cria, usando DAX, para restringir as linhas e as colunas usadas no contexto atual. Também é possível usar filtros para retornar uma tabela de valores para outra função. Por exemplo, você pode criar um filtro que retorne apenas os clientes que estão em uma determinada região e depois usar essa expressão de filtro no lugar de uma tabela, em uma expressão que calcula uma média ou soma para a tabela. Para obter mais informações.

Function
Função
Uma função executa um cálculo em uma coluna de um conjunto de linhas e retorna um único valor.

Measure
Medida
Medida é uma fórmula criada especificamente para ser usada em uma Tabela Dinâmica (ou Gráfico Dinâmico) que utilize dados PowerPivot. As medidas podem basear-se em funções de agregação padrão, como COUNT ou SUM, ou é possível definir sua própria fórmula usando-se o DAX. Uma medida é usada na área Valores de uma Tabela Dinâmica. Se você quiser colocar resultados calculados em uma área diferente de uma Tabela Dinâmica, use uma coluna calculada em seu lugar. Cada medida que colocar em uma tabela ou gráfico dinâmico será avaliada em um contexto específico. Por exemplo, quando você coloca uma medida em uma tabela dinâmica do Excel, cada célula nessa tabela dinâmica representa alguma combinação exclusiva de valores nos cabeçalhos de linha e coluna dessa célula. Para popular a célula, uma consulta é emitida para obter todos os valores relevantes, e a fórmula é avaliada em relação a esse conjunto de dados. Observação:   Se você estiver familiarizado com o Analysis Services, isso poderá ajudá-lo a pensar em uma medida DAX como uma "medida calculada", que foi criada com o uso da sintaxe DAX, em vez da MDX.

Operator
Operador
Em uma consulta, um conector entre duas expressões, duas subcláusulas ou uma combinação de uma expressão e uma subcláusula. Há três operadores lógicos principais: AND, OR e NOT. Para obter mais informações.

Processing
Processamento
O processamento é uma operação automática do mecanismo de BI na memória, em que os dados são atualizados na memória e todas as agregações necessárias são recalculadas.

Recalculation
Recálculo
Fórmulas e medidas de uma pasta de trabalho do PowerPivot devem ser recalculadas quando os dados subjacentes são atualizados, ou quando há alterações nas fórmulas. Portanto, costuma haver um recálculo depois de uma operação de atualização. Como o recálculo pode ser demorado, convém controlar o momento em que ele é realizado. Para obter mais informações.

Relationship
Relação
Uma relação é um mapeamento entre duas tabelas que une uma coluna de cada tabela, onde as colunas têm dados correspondentes. O PowerPivot dá suporte a uma única relação entre as duas tabelas, em uma única coluna. Você pode criar relações um para um ou um para muitos. 

Scalar
Escalar
Um único valor, que pode ser texto ou um número. Em uma pasta de trabalho do PowerPivot, algumas funções só funcionam com valores escalares, enquanto outras podem funcionar com colunas inteiras ou tabelas de dados

Table data type
Tipo de dados de tabela
Um novo tipo de dados para uso em funções DAX. Estas tabelas são usadas da mesma forma que usamos matrizes nas funções do Excel, para somar ou trabalhar com diversos valores. Entretanto, na DAX, não podemos definir uma matriz ad hoc, mas podemos obter os valores de tabela definindo uma expressão que retorne uma coluna ou tabela. As colunas ou tabelas em um tipo de dados de tabela não podem ser armazenadas em células individuais em uma tabela do PowerPivot. Usamos a coluna ou a tabela como um resultado intermediário, armazenado em memória, sobre a qual pode executar outras operações.

Unknown member
Membro desconhecido
Um membro de uma dimensão para a qual nenhuma chave é localizada durante o processamento de um cubo que contém a dimensão. Por exemplo, se você criar uma Tabela Dinâmica que deve agrupar as vendas por loja, mas alguns registros da tabela de vendas não tiverem um nome de loja listado, todos os registros sem um nome de loja válido serão agrupados como o membro desconhecido.



Tags: Excel,  PowerPivot, SQL Server, Calculated column, Context, Expression, Filter, Function, Measure, Operator, Processing, Recalculation, Relationship, Scalar, Table data type, Unknown member



Inline image 1

LinkWithinBrazilVBAExcelSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...