Views

...

Important:

Quaisquer soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais, ou da empresa, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance.

E-mails

Deixe seu e-mail para receber atualizações...

eBook Promo

Office Tips: Kits de exemplos de Aplicações OBA - OBA Sample Application Kits


Se estiver em busca de orientações sobre como integrar o SAP e/ou o PeopleSoft com os seus aplicativos Office conheça os Kits de exemplos de Aplicações OBA para começar. Esses kits oferecem uma boa documentação e códigos fonte para ajudá-lo a aprender rapidamente.

Os kits incluem:

1. O código fonte OBA para aplicação end-to-end;

2. Guia de instalação;

3. Solução passo a passo, e

4. Visão geral com a documento  técnica.

Trecho de Livro


Chapter 4: Integrating Web Services into Your Office Business Applications

Chapter 7: Managing Complex Business Processes with Custom SharePoint Workflow

Videos



Artigos

Introdução ao Office Business Applications (Parte 1 de 2)

Introdução ao Office Business Applications (Parte 2 de 2)

Criando aplicativos comerciais do Office utilizando o Excel Services e formatos XML abertos

Desenvolvendo aplicativos comerciais de escritório com o Visual Studio 2008

A integração do Office Outlook 2007 e o PeopleSoft usando Visual Studio Tools for Office

OBA - Padrões de solução no mundo real


Referências: MSDN

Tags: OBA, oba central, oba contest, OBA Office, Oracle, OBA Office, solutions framework, developer platform, interactive, WPF, map, OnRamp, collaboration, development,  PeopleSoft, SAP, 



Excel Tips: Introdução ao Excel Web App



O Microsoft Excel Web App estende a sua experiência do Microsoft Excel ao navegador da Web, no qual é possível trabalhar com pastas de trabalho diretamente no site em que estão armazenadas.

Integrar diretamente com o Excel

Digamos que criemos uma pasta de trabalho no Microsoft Excel e desejemos postá-la em um site para que outras pessoas possam interagir com os dados dinâmicos e, talvez, até inserir alguns dados. Ou talvez apenas queiramos colaborar com alguém que tenha uma versão diferente do MS Excel.

Não seria perfeito se pudéssemos trabalhar diretamente no site ao mesmo tempo? O Excel Web App realiza tudo isso!

No Microsoft Excel podemos começar a usar o Excel Web App salvando a nossa pasta de trabalho no SkyDrive, por exemplo, ou na nossa biblioteca do SharePoint

Na guia Arquivo, clique em Salvar e Enviar e clique em Salvar na Web ou Salvar no SharePoint.


Agora, a pasta de trabalho estará disponível para ser exibida ou editada no navegador, ou reaberta no MS Excel.

IMPORTANTE: Não é preciso criar as pastas de trabalho no MS Excel para abri-las no Excel Web App. Para obtermos uma compatibilidade mais adequada use o MS Office Excel 2003 ou posterior, ou use o MS Excel para Mac 2008 versão 12.2.9 ou o Excel para Mac 2011. Se estiver usando o MS Excel 2003, instale o service pack mais recente e salve as pastas de trabalho no computador como arquivos .xlsx. Em seguida, carregue a pasta de trabalho em um site do SharePoint em que o Office Web Apps esteja configurado ou carregue a pasta de trabalho no SkyDrive.

Exibir uma pasta de trabalho no navegador

Quando abrirmos a nossa pasta de trabalho no SkyDrive ou no SharePoint, o Excel Web App abra a pasta de trabalho no navegador. Neste será possível mover-se pela pasta de trabalho, classificar, filtrar, expandir e recolher Tabelas Dinâmicas e até mesmo recalcular a pasta de trabalho.



Também podemos usar o comando Localizar para pesquisar palavras ou frases. Como numa página da Web, será possível selecionar o conteúdo da planilha, copiando-o de modo que fique disponível para ser colado em outro aplicativo.


Editar no navegador

Quando precisarmos fazer alterações na nossa pasta de trabalho, clicaremos em Editar no Navegador para alterar dados, inserir ou editar fórmulas e aplicar formatação básica.



No modo exibição de Edição, poderemos digitar e formatar os textos como de costume, além de usarmos os comandos Recortar, Copiar, Colar, Desfazer/Refazer. Para inserir uma fórmula, iremos até a célula onde desejamos inseri-la, digitamos um sinal de igual (=) e depois digitamos a fórmula ou a função.

Também podemos adicionar tabelas e hiperlinks. Basta irmos a guia Inserir para adicioná-los. Se desejarmos adicionar um gráfico, selecionaremos o intervalo de células a partir do qual será criado o gráfico e, em seguida, iremos para a guia Inserir para selecionarmos o tipo de gráfico que quisermos.

IMPORTANTE: No SkyDrive, o Excel Web App incluirá recursos para a inserção de funções por meio da interface da caixa de diálogo. Tais recursos não estarão disponíveis quando usarmos o Excel Web App em um site do SharePoint.

O Excel Web App salvará a pasta de trabalho automaticamente enquanto trabalhamos nela. Não há necessidade de salvarmos as alterações. Se fizermos alterações que não desejamos manter, usaremos o comando Desfazer ou pressionaremos CTRL+Z (Windows) ou ⌘+Z (Mac).

Trabalhar com outras pessoas

Se tornarmos a nossa pasta de trabalho disponível para que outras pessoas a editem, os nossos amigos ou colegas poderão trabalhar nela ao mesmo tempo que nós. Isso funciona melhor para pastas de trabalho em que estivermos coletando informações de um grupo de pessoas, como uma lista de informações ou um projeto em grupo. Não é preciso enviar emails para uma lista ou esperar que o nosso colega a devolva para o servidor.

Enquanto estivermos editando a pasta de trabalho, o Excel Web App mostra se outras pessoas também estão trabalhando nela.


Armazene a pasta de trabalho em um site onde seus colegas possam acessá-la, como a biblioteca do SharePoint da sua equipe ou uma pasta no SkyDrive que os seus colegas possam acessar.

Convide outras pessoas para trabalhar na pasta de trabalho.

No SharePoint, copie o endereço Web da pasta de trabalho que aparece no navegador e cole o endereço Web em uma mensagem.

No SkyDrive, clique na guia Arquivo no Excel Web App e, em seguida, clique em Compartilhar. Adicione as pessoas com quem deseja compartilhar a pasta de trabalho, clique em Salvar e redija a mensagem.

Edite a pasta de trabalho no Excel Web App. É possível ver quem mais está trabalhando com você na barra de status.

Editar diretamente no Excel

A edição no Excel Web App é mais adequada para alterações rápidas ou para trabalhar de forma colaborativa com outras pessoas. Para acessar o conjunto completo de recursos do MS Excel, clique na guia Arquivo e em Abrir no MS Excel.

O Excel Web App abre a pasta de trabalho diretamente no aplicativo da área de trabalho do MS Excel, no qual é possível trabalhar mais substancialmente. Por exemplo, é possível alterar as configurações em um gráfico ou Tabela Dinâmica. No MS Excel  quando clicarmos em Salvar, o MS Excel salva a pasta de trabalho de novo no servidor Web.

IMPORTANTE: Os navegadores Firefox, Internet Explorer (Windows) e Safari (Mac) oferecem suporte para abrir pastas de trabalho diretamente do navegador no aplicativo da área de trabalho MS Excel  No Windows, você deve usar também o MS Excel 2003 ou posterior para utilizar esse recurso (se estiver usando o Firefox, você deverá usar também o MS Excel 2010 . No Mac, esse recurso requer o Microsoft Excel para Mac 2008 versão 12.2.9 ou o MS Excel para Mac 2011.


Tags: Excel, Web App, App, Web, Microsoft, Sharepoint, skydrive,  



Arquitetura da Informação - Information Architecture







A Arquitetura da informação (AI) é a arte de expressar um modelo ou conceito de informação utilizados em atividades que exigem detalhes explícitos de sistemas complexos. Entre essas atividades estão sistemas de biblioteca, sistemas de gerenciamento de conteúdo. desenvolvimento web, interações de usuários, desenvolvimento de banco de dados, programação, artigos técnicos, arquitetura corporativa e de design de software de sistema crítico. 

Arquitetura da informação tem um significado um pouco diferente nestas diferentes ramificações de arquitetura de SI ou TI. 

A maioria das definições possuem qualidades comuns

Um design estrutural de ambientes compartilhados,

Métodos de organização e etiquetagem de sites web, 

Intranets e comunidades online, e meios de trazer os princípios de design e arquitetura para a paisagem digital



Qual a função do arquiteto de informação?
Seu trabalho consiste em criar uma organização própria pautado em sua vivencia pessoal e profissional para um conjunto de informações de um determinado site. Também é função deste profissional planejar as distribuições das informações dentro do site e determinar a forma e conteúdo destas informações.

Como é a arquitetura de informação no Brasil?
Esta é uma área ainda muito nova e por isso falta consenso sobre o exercicio profissional e sua realocação na equipe. Tornando a prática da arquitetura da informação algo muitas vezes desgastante para o profissional. Para aqueles que gostam de desafios a profissão tem muito a oferecer.

Qual a principal dificuldade da Arquitetura de Informação?
É consenso que a principal dificuldade está na pouca orientação sobre práticas de arquitetura de informação bem como a ausência de métodos para prática da profissão de forma consensual. Isso significa afirmar que cada arquiteto deve encontrar e criar sua própria metodologia com base na própria vivencia e através de estudos autodidatas.

Existe um esforço no sentido de criar consenso sobre quais metodologias produzem melhor resultado,gerando certo padrão de métodos na Arquitetura de informação. No entanto, a natureza da atividade é essencialmente autodidata.

Qual a formação é necessária para um Arquiteto de informação?
Em geral este profissional precisa de múltiplos conhecimentos que incluem a noção de neurociência,comportamento social, psicologia de consumo, entre outros. Embora o conhecimento seja muito importante,arquitetura de informação é também uma forma de raciocínio e postura profissional. Neste caso o conteúdo é apenas uma parte das exigências profissionais. Possuir uma postura mediadora, criativa, comunicativa e colaborativa é fundamental no exercício profissional.

Qual a capacitação ou perfil esperado na profissão de arquiteto de informação?
O profissional em Arquitetura de Informação devido a natureza das atividades profissionais precisa ser uma pessoa capaz de enfrentar e assumir riscos, ter um comportamento autodidata, ser criativo e comunicativo,possuir uma postura mediadora e científica no sentido de fundamentar e organizar argumentos e ações de formalógica / racional.

Existe diferença entre formação e capacitação?
Sim existe. Geralmente a formação diz respeito ao conteúdo que o profissional possui. Saber o que significa cada conceito e dominar o conteúdo da arquitetura de informação é uma formação. Já a capacitação se refere a capacidade que um profissional possui para executar uma data tarefa. A capacidade está intimamente associada aos processos psicológicos do indivíduo, em outras palavras, ao comportamento que uma pessoaapresenta frente algum desafio ou problema. Existem aqueles que ao enfrentar obstáculos desanimam edesistem de atingir certos resultados, outros percebem tais dificuldades como motivações para insistir e concluira atividade desejada. Neste sentido a capacidade está na maneira como cada indivíduo lida com seus sentimentos, frustrações e realizações. Ter formação não é a mesma coisa que ser capaz. As vezes algumas pessoas se concentram na formação e esquecem de trabalhar sua capacitação. Em outros casos ocorre o contrario, pessoas capazes ignoram a formação e carecem de conteúdo para a realização de uma determinada tarefa. Formação e capacitação são dois aspectos profissionais que devem caminha juntos, em equilíbrio.

O que é necessário para equilibrar formação e capacitação?
É importante conseguir além do conteúdo formal, desenvolver o hábito de observar seu sentimento/comportamento para identificar no momento que ele ocorre o quanto tal sentimento é prejudicial ou favorável na execução de uma tarefa ou no exercício de uma dada profissão. Este é o caminho inicial na buscada promoção de sentimentos que permitam o exercício consciente e equilibrado de uma profissão. É importante não esquecer que o conhecimento formal orienta como fazer, mas o sentimento é que permite ou não a realização de uma tarefa.

Quais os principais passos que um Arquiteto de Informação deve seguir?
O primeiro passo é definir o projeto do site reunindo toda informação possível através de uma análise do mercado e dos sites concorrentes, aprofundar o conhecimento sobre os usuários e sobre a própria empresa para o qual trabalha entendendo profundamente o produto que irá desenvolver e o comportamento do publico alvo,suas necessidades e temperamentos. Após o levantamento de todas as informações é necessário fixar o custodo projeto, definir os horários de trabalho e quem participará da equipe, organizar as áreas de atuação de cada membro. Ao final do primeiro passo será preciso planejar quais os testes serão aplicados aos usuários no intuito de compreender melhor o publico alvo do site.

No segundo momento cabe ao Arquiteto de Informações desenvolver a estrutura do site, direcionar o conteúdo, mapear o site, determinar sobre a navegação e etiquetas, desenvolver o protótipo e criar os cenários de usuários.
No terceiro passo ocorre o projeto visual do site com a criação dos templates e estilo de designer, teste de fluxo e funcionalidades e obtenção do feedback dos usuários.
Por último o lançamento do site na web.

O que é abordagem centrada no usuário?
Na Arquitetura da Informação o principal objetivo do arquiteto é organizar as informações para que o usuário possa tirar o máximo beneficio de um site. Neste sentido o usuário é a figura central de qualquer projeto de Arquitetura de Informação e o foco é sempre o da usabilidade.

O que significa o termo usabilidade?
Usabilidade é um termo inicialmente usado na psicologia cognitiva com um substituto da expressão Userfriendly e passou a ser usado na Arquitetura de Informação sinalizando que um produto deve ser capaz de promover a facilidade de aprendizagem, rapidez no desempenho da tarefa, baixa taxa de erro, interface adequada e satisfação subjetiva do usuário.

Quais são as metas da usabilidade?
Basicamente a usabilidade busca atingir seis metas distintas, isso significa promover a eficácia,eficiência, segurança, utilidade, memorização e aprendizagem através do uso de um determinado produto,aplicativo ou site.

Historicamente o termo "arquitetura da informação" é atribuído a Richard Saul Wurman. Wurman enxerga a arquitetura assim como ela é "usada por arquitetos de palavras de política externa".
A arquitetura tradicional (voltada para a construção civil) é conceituada como a arte ou técnica de projetar e edificar ambientes habitados. Como atividade humana, ela existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries, e tem evoluído à medida que ganhou importância o design do ambiente construído, buscando-se a organização de espaços físicos.
Nos tempos atuais, um novo tipo de arquitetura tem sido necessário, sobretudo em grandes organizações. Lidando com estruturas digitais de informação e software, ao invés de estruturas físicas de alvenaria, a Arquitetura de Informação consiste no design de ambientes informacionais compartilhados e resistentes à entropia, que vem a ser o estado de desordem natural de qualquer sistema, na ausência de uma força organizadora.

Muitos dos artigos publicados sobre esse tema apontam o design de interfaces ou a estruturação de sítios na Web, como o seu principal foco. Entretanto a interface é uma janela para a informação. Até mesmo a melhor interface só é tão boa quanto a informação por trás dela. O oposto também é valido: até a informação mais compreensivelmente formatada só será tão útil quanto a sua interface. Assim, embora mutuamente dependentes, essas disciplinas não são a mesma coisa, nem tampouco estão contidas integralmente uma na outra.

Não por acaso, a Arquitetura de Informações guarda muitas semelhanças com aquela sua ancestral. A principal delas é a característica de ser centrada no ser humano: como a informação só pode existir em "comunidades de sentido", a Arquitetura de Informações trata primeiramente de pessoas, buscando assegurar-lhes conforto e, somente depois, de tecnologia.

Com esse objetivo, faz-se necessário, por exemplo, o estabelecimento de padrões capazes de homogeneizar o significado de palavras, expressões e símbolos utilizados em todo o ciclo de produção das soluções de tecnologia da informação. Um vocabulário controlado contribui muito para minimizar as barreiras de entendimento, proporcionando um meio eficiente e confiável para a troca de informações.
Nas organizações situa-se no domínio dessa disciplina a responsabilidade por manter a "visão do todo", assim materializada no modelo arquitetural das informações corporativas voltadas ao atendimento das necessidades dos clientes, acionistas e sociedade, considerando o movimento do mercado e em conformidade com órgãos reguladores.

Com encontrar a melhor usabilidade?
É aconselhável identificar o contexto do usuário e depois aplicar questionários, registrar logs de atividades criando um diário de uso e monitorando o desempenho do site para cada usuário. 

Questionário de avaliação da satisfação do usuário e das dificuldades com o site pode ser um bom início no intuito de melhorar a usabilidade.

Análise Heurística, card sorting e protótipos em papel são exemplos de testes de usabilidade.

O que é uma análise Heurística?
Heurística é um método de avaliação de usabilidade que conta com uma lista de critérios que constituem os princípios gerais da usabilidade. Basicamente uma análise heurística avalia se o site possui boa usabilidade e designer.

O que é o card sorting?
O card sorting é um método de teste que consiste em entregar para o usuário uma pilha de cartões que representam o conteúdo do site e o usuário vai organizar conforme entende ser adequado.

Como se faz os protótipos em papel?
Basicamente se faz desenhos a mão ou ainda, recorta-se o papel e se cria uma organização dos dados de forma criativa como a elaboração de um fichário com papel recortado, etc.

Quais são os principais componentes da Arquitetura de Informação?
Basicamente quatro componentes que possuem regras próprias podem ser entendidos como os principais meios de pensar um site.

1 – Organização: Determina como é apresentada a organização e categorização do conteúdo de um site.

2 – Rotulação: Define os menus e ícones que cada elemento informativo dentro do site deve possuir.

3 – Navegação: Especifica formas de se mover dentro do site.

4 – Busca: Determina a relação entre as perguntas do usuário e as respostas do banco de dados dosite.

Existem categorias de organização para navegação de um site?
Na navegação é consenso dividir esta em global, local, contextual e suplementar.

Global é a navegação que apresenta de forma ampla e geral o site como os links sobre a instituição,contato, setores do site ou categorias, etc. Geralmente fica no rodapé ou cabeçalho de um site.

Local é a navegação que leva para as subseções do site e a navegação contextual permite o acesso em áreas que se entrelaçam no site, temas relacionados entre si. Já a navegação suplementar é o conteúdo de apoio como a busca, índice, mapa do site, etc.

Quais procedimentos podem melhorar a relação entre usuário e computador ou site?
Pode ser interessante observar nove regras universais para sites de sucesso.

1 - Manter consistência de layout é altamente favorável para melhorar a experiência do usuário. Neste sentido as cores, tipologia, menus e diagramação básica devem ser as mesmas em todas as páginas do site.

2 - Manter um conjunto de atalhos no site para os usuários experientes garante maior velocidade de uso e melhora com isso o tempo de resposta do site.

3 – Diálogos e textos com inicio, meio e fim garante a qualidade da interatividade do site. Toda atividade deve conter mensagens sinalizadoras sobre o sucesso do comando ou click efetuado pelo usuário.

4 – Retroalimentação é importante para manter um feedback sobre as ações do usuário. Em eventos mais demorados criar um sinalizador que indique que o computador está processando a informação ou ainda uma barra de evolução quando um arquivo em flash está sendo carregado e assim por diante. Estes são mecanismos de retroalimentação.

5 – Prevenir possíveis erros do usuário também precisa ser contemplado em qualquer software ou site.Nestes casos quando o usuário efetuar algo que não corresponde ao funcionamento do site ou aplicativo é necessário emitir um alerta para indicar o erro.

6 – Manter sempre um botão ou menu de retorno para o acesso anterior. Como o botão/seta voltar nos navegadores. O usuário poderá reverter uma ação anterior.

7 – Sempre manter o usuário no controle do aplicativo ou site. Coisas que disparam sem umaautorização do usuário são geralmente consideradas como irritante justamente por tirar o controle de quem navega no site e empurrar uma ação indesejada.

8 – Considerar o limite de memória das pessoas é importante para manter o usuário no controle.Normalmente uma pessoa consegue guardar na memória os últimos dois ou três passos depois disso não é possível recordar quais os procedimentos foram efetuados. Mantenha sempre uma lista de links que identifique os passos do usuário no site.

9 – Para qualquer site focado em um público-alvo é necessário conhecer profundamente asnecessidades dos usuários de um determinado site. Atender estas necessidades é o principal objetivo de um projeto centrado no usuário.


Quais são as principais áreas e teorias que contribuem para a Arquitetura de Informação?
São muitas as áreas e teorias que alimentam o conhecimento e fundamentações do arquiteto de informação. Com o foco no comportamento do usuário o arquiteto de informação busca os conhecimentos da neurociência, psicologia, neuropsicologia, educação, filosofia, sociologia, antropologia e muitas outras áreas do saber.

O sociólogo Zygmunt Bauman defende que a evolução social ocorre em um processo de superficialidade onde a ansiedade produz um comportamento nas pessoas que interagem superficialmente com outras pessoas e objetos. Neste sentido o usuário é entendido com alguém que presta pouco atenção e age de forma ansiosa frente a máquina, sites e aplicativos. É aconselhável ao arquiteto iniciante ler o livro Modernidade Liquida de Zygmunt Bauman. Outro livro que trata diretamente sobre a ansiedade é o trabalho de Richard Saul Wurman Sobo título Ansiedade de Informação. Wurman fala diretamente aos arquitetos de informação e busca esclarecer como transformar informação em compreensão.

No caso da neuropsicologia e neurociência um autor interessante que adota linguagem de fácil compreensão e busca esclarecer algumas questões do comportamento neurológico é o autor Steven Pinker. Entre os seus trabalhos se destaca o livro Do que é feito o pensamento. Neste livro Pinker sinaliza que o pensamento ocorre em eventos cognitivos que influenciam em larga escala o comportamento humano e amaneira como nos comunicamos. Outro autor que pode ser interessante para o arquiteto iniciante é o neuropsicólogo Bruce M. Hood e seu livro Supersentido. Neste livro Hood tenta esclarecer o motivo pelo qual acreditamos no inacreditável. O autor apresenta um panorama sobre o comportamento humano baseado em crenças nem sempre racionais.

Ao conversar com a educação o arquiteto poderá encontrar relevante contribuição na obra de Edgar Morin conhecida como a teoria da complexidade ou pensamento complexo. Nesta teoria Morin defende que a incerteza faz parte do paradigma da complexidade como uma abertura de horizontes, e não como um princípio que imobiliza o pensamento. Pensar de forma aberta, incerta, criativa, prudente e responsável é um desafio à própria democracia. Daí a noção de democracia cognitiva, que visa estabelecer o diálogo entre as diversas formas de conhecimento. Este é o caminho do pensamento complexo, um caminho que, embora tenha diversos princípios, oriundos da antiguidade, da modernidade e da pós-modernidade, é um caminho que se faz no seu próprio transcurso, no seu próprio fazer e repensar-se continuamente. Neste sentido o estudo da complexidade proposta por Morin é interessante ao arquiteto uma vez que pensar de forma aberta, incerta, criativa, prudente e responsável é um desafio da própria arquitetura de informação.

Numa vertente Darwinista Neural o filósofo Daniel Dennett contribui para a arquitetura de informação ao esclarecer o conceito de sistema intensional proposto no livro Brainstorms. O autor argumenta que é possível pensar qualquer evento de diversas maneiras possíveis, entre elas, através da observação pautada pela pergunta sobre o funcionamento, pela utilidade ou ainda pela intencionalidade de um sistema ou ocorrência. Ao colocar no centro da questão diversas formas de observar um objeto Dennett esclarece como ocorrem as variadas interpretações e comportamentos humanos.

Entre os argumentos de Dennett está o fato de cada interpretação humana não corresponder necessariamente com a realidade e sim com a necessidade do indivíduo. Em outras palavras, a interpretação de uma pessoa sobre um dado evento é geralmente pautada em uma necessidade psicológica.

Outra possível contribuição para a arquitetura de informação esta Ludwig Wittgenstein e sua noção de linguagem social. Para WIttgenstein todo indivíduo pensa e age sob influência de sua própria linguagem.Observar como as pessoas usam e aplicam o significado das palavras em seus diálogos permite compreenderas diversas formas de estruturar o pensamento. Embora Wittgenstein não trate diretamente sobre questões da arquitetura de informação, é possível abstrair que, compreender o usuário através da observação do uso que este faz dos sites, tecnologias e aplicativos é a melhor maneira de entender como projetar uma melhor usabilidade.

As teorias acima e seus autores são apenas uma pequena parcela do universo de conhecimentos disponíveis em outras áreas para o livre acesso dos arquitetos de informação.

Ao projetar um site o que deve o arquiteto ter em mente?
Na fase de planejamento e projeto é muito importante manter o foco no contexto, conteúdo e comportamento do usuário. Entende-se como contexto o objetivo do site, as estratégias pretendidas, as técnicas que serão aplicadas e a cultura organizacional proposta. Já no caso do conteúdo é importante levantar os tipos de conteúdos que serão usados e as tecnologias necessárias para manter a qualidade do site ao facilitar o acesso aos tipos de conteúdos. Quanto ao comportamento do usuário, praticar testes de usabilidade e prevenção de erros, fundamentar e dialogar com outras áreas do saber são ações fundamentais para um bom projeto arquitetônico.

Qual literatura ou site pode ser interessante para o iniciante em Arquitetura de Informação?
Quem deseja iniciar na área poderá encontrar uma boa introdução sobre o tema no livro Ergodesign e arquitetura de informação, autoria do Luiz Agner. Na confecção de projetos e na aplicação de metodologia e técnica focada na arquitetura de informação é aconselhável a leitura do livro de titulo Arquitetura da informação,escrito pelas autoras Silvana A. B. G. Vidotti e Liriane S. A. de camargo. Neste livro as autoras abordam deforma simples e completa, como organizar e produzir arquitetura de sites web.
Um site interessante que é referência quando o assunto é a Arquitetura da Informação está no endereçohttp://iainstitute.org/pt/ onde é possível encontrar artigos e vasto conteúdo sobre o tema.

Um arquivo em pdf esclarecedor pode ser baixado em http://www.stf.jus.br/arquivo/sijed/07.pdf e para buscar os debates atuais pode ser interessante acessar o site do encontro brasileiro de arquitetura da informação em http://www.congressoebai.org/

Quais são os passos na arquitetura de um site?
Os passos na arquitetura de um site seguem as etapas de Levantamento de Requisitos, organização das funcionalidades, da estrutura, do conteúdo, da navegação e do visual.

Qual a importância do levantamento de requisitos e seus principais itens?
O levantamento de requisitos é o momento de organizar todas as necessidades que envolvem a construção do site e seu significado. 


Fontes: BlogdoJSilva, Wikipedia, 

Tags: Arquitetura da Informação, arquitetura, informação, Jeferson Luís da Silva, Zygmunt Bauman, Wurman, Pinker, Edgar Morin, Dennett, Wittgenstein, 



eBooks VBA na AMAZOM.com.br

LinkWithinBrazilVBAExcelSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine