Views

...

Important:

Quaisquer soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais, ou da empresa, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance.

E-mails

Deixe seu e-mail para receber atualizações...

eBook Promo

VBA Excel - Capturando todas as planilhas de um diretorio

Capturando o nº de arquivos em um diretório.

Eis a solução:

sub diretorio ()

Dim nFile As String
Dim nAddress As String

Let nFile = ActiveWorkbook.Name
Let nAddress = Left(ActiveWorkbook.FullName, Len(ActiveWorkbook.FullName) – Len(nFile))
Let qtdeBases = nAddress + "bases"
Let nFile = Dir(qtdeBases & "*.xls*")

Do While Len (nomePlanilha) > 0
Let nFile = Dir()
Loop

end sub

Tags: VBA, excel, files


VBA Access - Oculto - Criando um banco de dados novo



Durante o processamento de dados, ou mesmo para podermos ter uma base para para popular momentaneamente com dados base para relatórios, dashboards, scorecards, etc.

Quando estamos simulando cenários, talvez não desejemos guardar estes dados para depois, mas queiramos dar agilidade, por manter os dados numa base temporária.

Eis a solução:

Sub CreateObject()
Dim nAddress as String
Dim nApplication as String

Let nAddress = ThisWorkbook.Path + ""

' Poderíamos usar para o Excel: Excel.Application

Set nApplication = CreateObject("Access.Application") 

Let nApplication.Visible = False

nApplication.OpenCurrentDatabase (nAddress + "tmpRPT.accdb")

Caso fosse Excel:  a.Workbooks.Open (nAddress + "tmpRPT.xlsb")

nApplication.CloseCurrentDatabase

nApplication.Quit

Set nApplication = Nothing
End Sub


Tags: VBA, Access, application, database



BI - Apresentando o Business Intelligence Development Studio - 01



O Business Intelligence Development Studio é o Microsoft Visual Studio 2008 com tipos de projeto adicionais específicos do SQL Server Business Intelligence. O Business Intelligence Development Studio é o ambiente principal usado para desenvolver soluções de negócios que incluem projetos do Analysis Services, do Integration Services e do Reporting Services. Cada tipo de projeto fornece modelos para criar os objetos necessários às soluções de business intelligence, além de oferecer uma variedade de designers, ferramentas e assistentes para trabalhar com os objetos.

O Business Intelligence Development Studio, ambiente de desenvolvimento de 32 bits para os projetos do Analysis Services, do Integration Services e do Reporting Services, não foi projetado para ser executado na arquitetura Itanium de 64 bits e não pode ser instalado em servidores Itanium.

O Microsoft Visual Studio 2010 não oferece suporte aos projetos do Business Intelligence Development Studio Integration Services, do Report Services e do Analysis Services para o SQL Server 2008 e o SQL Server 2008 R2. Para solucionar esse problema, é possível instalar o Visual Studio 2008 juntamente com o Visual Studio 2010 no mesmo computador e abrir os projetos do Business Intelligence Development Studio no Visual Studio 2008.

Página Inicial

Ao abrir o Business Intelligence Development Studio, a página Inicial será exibida no centro da interface do usuário do Business Intelligence Development Studio. Essa página exibe:

- Uma lista de projetos recém-atualizados;

- Tópicos da ajuda, sites, artigos técnicos e outros recursos;

- Links para informações sobre eventos e produtos da Microsoft;

- Uma lista de artigos RSS do canal de notícias.

Após abrir um objeto em um projeto, o designer para trabalhar com aquele projeto também aparece na janela central.

Para exibir uma página diferente da página inicial na inicialização, clique em Opções do menu Ferramentas, expanda o nó Ambiente e, na lista na Inicialização, selecione o item a ser exibido.

Se quiser obter mais informações sobre a página Inicial, clique na página Inicial e pressione F1. Se a página Inicial estiver fechada, clique em página Inicial no menu Exibir.


Janelas de Ferramentas no Business Intelligence Development Studio

O Business Intelligence Development Studio inclui um conjunto de janelas para todas as fases de desenvolvimento da solução e gerenciamento do projeto.

Por exemplo: o Business Intelligence Development Studio inclui janelas que permitem gerenciar vários projetos como uma unidade, bem como exibir e modificar as propriedades dos objetos nos projetos. Essas janelas estão disponíveis para todos os tipos de projeto no Business Intelligence Development Studio.

O diagrama a seguir mostra as janelas no Business Intelligence Development Studio na configuração padrão.



O Business Intelligence Development Studio consiste em quatro janelas principais:

Gerenciador de Soluções

Janela Propriedades

Janela Designer

Caixa de Ferramentas

Veja vários exemplos da interface:

Outras janelas incluídas no Business Intelligence Development Studio permitem que você exiba resultados da pesquisa e obtenha informações sobre mensagens de erro e dados produzidos pelos designers ou depuradores do projeto: 

O Gerenciador de Servidores lista as conexões de banco de dados; 

O Pesquisador de Objetos exibe os símbolos disponíveis a serem usados em um projeto; 

A Lista de Tarefas relaciona tarefas de programação definidas pelo usuário e a Lista de Erros fornece descrição detalhada dos erros.

















Gerenciador de Soluções
Podemos gerenciar todos os diferentes projetos existentes em uma solução a partir de uma única janela, o Gerenciador de Soluções. A exibição Gerenciador de Soluções apresenta a solução ativa como um contêiner lógico para um ou mais projetos e inclui todos os itens associados ao projeto. 

Você pode abrir itens de projeto para modificação e executar outras tarefas de gerenciamento diretamente dessa exibição. Como diferentes tipos de projetos armazenam itens de diferentes maneiras, a estrutura de pasta no Gerenciador de Soluções não reflete, necessariamente, o armazenamento físico real dos itens listados na solução.

No Gerenciador de Soluções, podemos criar soluções vazias e adicionar projetos novos ou existentes à solução. Se criar um novo projeto sem antes criar uma solução, o Business Intelligence Development Studio criará automaticamente também a solução. Quando a solução incluir projetos, a exibição de árvore incluirá nós para os objetos específicos do projeto.Por exemplo:

O projeto Analysis Services inclui um nó Dimensões,

O projeto Integration Services inclui um nó Pacotes e  

O projeto do Modelo de Relatório inclui um nó Relatórios.

Janela Propriedades
A janela Propriedades lista as propriedades de um objeto. Essa janela é usada para exibir e alterar as propriedades dos objetos, como pacotes, que são abertos em editores e designers. Também podemos usar a janela Propriedades para editar e exibir as propriedades do arquivo, do projeto e da solução.

Os campos na janela Propriedades têm tipos diferentes de controles inseridos que são abertos quando clicamos neles. O tipo de controle de edição depende da propriedade específica. Esses campos de edição incluem caixas de edição, listas suspensas e links para caixas de diálogo personalizadas. Propriedades que estão esmaecidas são somente leitura.


Janela Caixa de Ferramentas
A janela Caixa de Ferramentas exibe uma variedade de itens para uso em projetos de business intelligence. As guias e os itens disponíveis na Caixa de Ferramentas mudam de acordo com o designer ou editor em uso.

A janela Caixa de Ferramentas sempre exibe a guia Geral e pode também exibir guias como Itens do Fluxo de Controle, Tarefas de Manutenção, Origens do Fluxo de Dados ou Itens de Relatório.

Alguns designers e editores não usam itens da Caixa de Ferramentas. Nesse caso, a Caixa de Ferramentas contém somente a guia Geral.


Janela Designer
A janela Designer é a janela de ferramentas na qual você cria ou modifica objetos de business intelligence. O designer fornece uma exibição de código e uma exibição de design de um objeto. 

Quando abrimos um objeto em um projeto, o objeto é aberto em um designer especializado nesta janela. Por exemplo, se abrirmos uma exibição da fonte de dados em qualquer projeto de business intelligence, a janela do designer é aberta usando o designer Exibição da Fonte de Dados.


Tags: BI, Business, Intelligence, OLAP, SQL, BI, DW, SQL Server, DBA, OLTP, RAL, ITL, MART, Business Intelligence, Development Studio, Microsoft Visual Studio 2008, SQL Server, Analysis Services, Integration Services, Reporting Services, 


Excel Tips - Funções de Engenharia - Engineering functions

Inline image 1

Para utilizarmos bem as funções do MS Excel precisamos ao menos saber que existem e conhecermos onde as podemos aplicar.

O que segue são algumas destas que podemos utilizar extensivamente, agora com um pouco mais de conhecimento.

Tenham em mente que elas estão expressas em inglês, escolhi assim para que pudéssemos ter proveito delas tanto funcionalmente no MS Excel quanto na programação VBA. Sei que na maioria das empresas a instalação está em português, o que pessoalmente acho péssimo, nestes casos poderá procurar pela referência de como escrevê-la em Português.

Ahh e não reclamem, aproveitem para usar o Google Translate se precisarem.

Funções de Engenharia

BESSELI
Returns the modified Bessel function In(x)

BESSELJ
Returns the Bessel function Jn(x)

BESSELK
Returns the modified Bessel function Kn(x)

BESSELY
Returns the Bessel function Yn(x)

BIN2DEC
Converts a binary number to decimal

BIN2HEX
Converts a binary number to hexadecimal

BIN2OCT
Converts a binary number to octal

COMPLEX
Converts real and imaginary coefficients into a complex number

CONVERT
Converts a number from one measurement system to another

DEC2BIN
Converts a decimal number to binary

DEC2HEX
Converts a decimal number to hexadecimal

DEC2OCT
Converts a decimal number to octal

DELTA
Tests whether two values are equal

ERF
Returns the error function

ERFC
Returns the complementary error function

GESTEP
Tests whether a number is greater than a threshold value

HEX2BIN
Converts a hexadecimal number to binary

HEX2DEC
Converts a hexadecimal number to decimal

HEX2OCT
Converts a hexadecimal number to octal

IMABS
Returns the absolute value (modulus) of a complex number

IMAGINARY
Returns the imaginary coefficient of a complex number

IMARGUMENT
Returns the argument theta, an angle expressed in radians

IMCONJUGATE
Returns the complex conjugate of a complex number

IMCOS
Returns the cosine of a complex number

IMDIV
Returns the quotient of two complex numbers

IMEXP
Returns the exponential of a complex number

IMLN
Returns the natural logarithm of a complex number

IMLOG10
Returns the base-10 logarithm of a complex number

IMLOG2
Returns the base-2 logarithm of a complex number

IMPOWER
Returns a complex number raised to an integer power

IMPRODUCT
Returns the product of complex numbers

IMREAL
Returns the real coefficient of a complex number

IMSIN
Returns the sine of a complex number

IMSQRT
Returns the square root of a complex number

IMSUB
Returns the difference between two complex numbers

IMSUM
Returns the sum of complex numbers

OCT2BIN
Converts an octal number to binary

OCT2DEC
Converts an octal number to decimal

OCT2HEX
Converts an octal number to hexadecimal


Tags: Function, Excel, Tips, functions, Engineering




Excel Tips - Funções de Data e Tempo - Date and time functions

Inline image 1

Para utilizarmos bem as funções do MS Excel precisamos ao menos saber que existem e conhecermos onde as podemos aplicar.

O que segue são algumas destas que podemos utilizar extensivamente, agora com um pouco mais de conhecimento.

Tenham em mente que elas estão expressas em inglês, escolhi assim para que pudéssemos ter proveito delas tanto funcionalmente no MS Excel quanto na programação VBA. Sei que na maioria das empresas a instalação está em português, o que pessoalmente acho péssimo, nestes casos poderá procurar pela referência de como escrevê-la em Português.

Ahh e não reclamem, aproveitem para usar o Google Translate se precisarem.

Funções de Data e Tempo

DATE
Returns the serial number of a particular date

DATEVALUE
Converts a date in the form of text to a serial number

DAY
Converts a serial number to a day of the month

DAYS360
Calculates the number of days between two dates based on a 360-day year

EDATE
Returns the serial number of the date that is the indicated number of months before or after the start date

EOMONTH
Returns the serial number of the last day of the month before or after a specified number of months

HOUR
Converts a serial number to an hour

MINUTE
Converts a serial number to a minute

MONTH
Converts a serial number to a month

NETWORKDAYS
Returns the number of whole workdays between two dates

NOW
Returns the serial number of the current date and time

SECOND
Converts a serial number to a second

TIME
Returns the serial number of a particular time

TIMEVALUE
Converts a time in the form of text to a serial number

TODAY
Returns the serial number of today's date

WEEKDAY
Converts a serial number to a day of the week

WEEKNUM
Converts a serial number to a number representing where the week falls numerically with a year

WORKDAY
Returns the serial number of the date before or after a specified number of workdays

YEAR
Converts a serial number to a year

YEARFRAC
Returns the year fraction representing the number of whole days between start_date and end_date



Tags: Function, Excel, Tips, functions, Date, Time




eBooks VBA na AMAZOM.com.br

LinkWithinBrazilVBAExcelSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine