Views

...

Important:

Quaisquer soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais, ou da empresa, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance.

E-mails

Deixe seu e-mail para receber atualizações...

eBook Promo

VBA Excel - 01 - VBA ou MACROS

Muitos dizem que o VBA é o controle remoto do Excel. Se isso for verdade, então o que são as Macros ?

Qual é a diferença entre o VBA e as Macros

Tudo isso parece mesmo muito confuso. Em essência, uma macro é um programa no computador que dá instruções automatizadas para este executar.

As macros originais eram uma forma de utilizar alguns caracteres que representassem uma série de instruções. Esta era chamada de macros, pois a saída era muito maior (macro) do que a entrada.

Para sermos bem sinceros, as primeiras versões de macros para as planilhas, realmente expandiram uma seqüência bem curta de caracteres para uma longa série de ações. Eram apenas atalhos para os comandos da interface do usuário, acessos rápidos aos menus na diversas versões do Excel

Por exemplo, se estivesse trabalhando com o MS Excel e dentro da sua interface digitasse R (de " Range"), N (para "Name") e C (para "Criar"), você poderia digitar RNC dentro da macro para automatizar este processo repetitivo. 

Esta abordagem era muito intuitiva, mas permeada por fraquezas inerentes. Pense: Não somente eram difíceis de ler, mas também não se adaptavam bem a uma interface gráfica do usuário. Quais teclas digitadas você usaria para representar o clique num retângulo com o mouse? Isso também impedia ou tornava difícil melhorar a interface com o usuário, pois qualquer alteração na estrutura do menu comprometeria qualquer macro criada anteriormente, porque estava intrinsecamente ligada à interface da versão em uso. E tal compatibilidade precisava ser migrada para as versões futuras.

Para resolver estes problemas, as primeiras versões do Excel continham um novo tipo de linguagem de programação, uma que era independente dos nomes de comandos da interface do usuário. 

Por exemplo, no Microsoft Excel versão 4 (Excel 2013 é a versão 14), podíamos copiar um intervalo de pelo menos três formas diferentes:

Pressionando Ctrl + C

Clicando no botão Copiar na barra de ferramentas Padrão, ou 

Clicando em Copiar no menu Editar

Todos esses métodos foram representados pela mesma instrução = COPY ().

Muito bom! Esta nova linguagem de programação não era tecnicamente uma linguagem de macro no velho sentido de expandir alguns caracteres em uma seqüência de instruções. Era tecnicamente um conjunto de funções, exatamente iguais as funções usadas para executar tarefas nas células das planilhas. Mas ainda precisaria evoluir um pouco mais...



Tags: Excel, VBA, MS Office, macro, object model, modelo de objetos,



Inline image 1

eBooks VBA na AMAZOM.com.br

LinkWithinBrazilVBAExcelSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine