Views

...

Important:

Quaisquer soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais, ou da empresa, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance.

E-mails

Deixe seu e-mail para receber atualizações...

eBook Promo

BI - Apresentando o Business Intelligence Development Studio - 02



Business Intelligence Development Studio é o Microsoft Visual Studio 2008 com tipos de projeto adicionais específicos do SQL Server Business Intelligence. O Business Intelligence Development Studio é o ambiente principal usado para desenvolver soluções de negócios que incluem projetos do Analysis Services, do Integration Services e do Reporting Services. Cada tipo de projeto fornece modelos para criar os objetos necessários às soluções de business intelligence, além de oferecer uma variedade de designersferramentas e assistentes para trabalhar com os objetos.

Business Intelligence Development Studio, ambiente de desenvolvimento de 32 bits para os projetos do Analysis Services, do Integration Services e do Reporting Services, não foi projetado para ser executado na arquitetura Itanium de 64 bits e não pode ser instalado em servidores Itanium.

Microsoft Visual Studio 2010 não oferece suporte aos projetos do Business Intelligence Development Studio Integration Services, do Report Services e do Analysis Services para o SQL Server 2008 e o SQL Server 2008 R2. Para solucionar esse problema, é possível instalar o Visual Studio 2008 juntamente com o Visual Studio 2010 no mesmo computador e abrir os projetos do Business Intelligence Development Studio no Visual Studio 2008.


Menus no Business Intelligence Development Studio

Os menus padrão que aparecem no Business Intelligence Development Studio são idênticos aos do Visual Studio.

Ao abrirmos pela primeira vez o Business Intelligence Development Studio, antes de modificar o ambiente, abrir uma solução ou abrir qualquer projeto, o Business Intelligence Development Studio inclui os seguintes menus:

Arquivo

Editar

Exibir

Ferramentas

Janela

Comunidade

Ajuda

Ao se abrir um tipo de projeto específico no Business Intelligence Development Studio, menus adicionais são adicionados à barra de menus e novas opções podem ser exibidas nos menus padrão do Business Intelligence Development Studio

Além disso, dependendo do objeto que foi aberto na janela do designer, a barra de menus pode ser alterada para incluir menus adicionais específicos do designer para o objeto com o qual está trabalhando.


Menu Arquivo

As opções no menu Arquivo dão suporte a gerenciamento de arquivo. Quando abre pela primeira vez o Business Intelligence Development Studio, mas antes de criar um novo projeto ou abrir um projeto existente, algumas opções não estão disponíveis. Essas opções só são disponibilizadas quando se começa a trabalhar no contexto de uma solução ou se abre um projeto dentro de uma solução.

O menu Arquivo inclui a opção Controle do Código-Fonte que permite integrar software de controle de código-fonte ao ambiente de desenvolvimento do Business Intelligence Development Studio


Menu Editar

As opções no menu Editar oferecem suporte a edição de texto e código em arquivos. Esse menu fornece comandos como desfazer e refazer; localizar e substituir cadeias de caracteres e símbolos, localizar um número de linhas em código, habilitar e gerenciar marcadores. Quando você abre pela primeira vez o Business Intelligence Development Studio, mas antes de criar um novo projeto ou abrir um projeto existente, algumas opções não estão disponíveis. Algumas opções só são disponibilizadas quando você começa a trabalhar no contexto de uma solução ou abre um projeto dentro de uma solução.

Dependendo do tipo de projeto, algumas opções de menu podem não estar disponíveis. Por exemplo, as opções Desfazer e Refazer não têm suporte nos projetos do Integration Services.


Menu Exibir

As opções no menu Exibir ajudam a gerenciar a interface do usuário do Business Intelligence Development Studio. Esse menu e seus submenus fornecem as opções para abrir as várias janelas, caixa de ferramentas, exploradores e navegadores. Você também pode selecionar as barras de ferramentas a serem exibidas.

Quando você abre pela primeira vez o Business Intelligence Development Studio, mas antes de criar um novo projeto ou abrir um projeto existente, algumas opções não estão disponíveis. Essas opções só são disponibilizadas quando você começa a trabalhar no contexto de uma solução ou abre um projeto em uma solução. Por exemplo, o menu Exibir inclui opções de recuo e avanço na navegação, mas só são exibidas quando várias janelas estão abertas.


Menu Ferramentas

As opções no menu Ferramentas personalizam comportamento do ambiente de desenvolvimento. Esse menu, seus submenus e as caixas de diálogo que ele acessa fornecem opções para definir as seguintes opções:

Selecionar o processo e um tipo de código para depuração. Como alternativa, selecionar a opção para detectar o tipo de código automaticamente.

Conectar a um banco de dados. O Explorer do Banco de Dados lista as conexões de dados.

Adicionar, remover ou importar um gerenciador para trechos de códigos na linguagem especificada.

Escolher os itens que aparecem na janela Caixa de Ferramentas.

Se um suplemento for instalado, selecione o suplemento para incluir no ambiente.

Trabalhar com macros. Você pode executar tarefas como gravar e executar macros.

Selecionar ferramentas externas para incluir no ambiente.

Importar e exportar configurações de ambiente especificadas ou redefinir as configurações do ambiente aos seus padrões.

Escolher as barras de ferramentas para exibir na interface do usuário e organizar a ordem dos comandos.

Definir as opções que se aplicam ao ambiente geral de desenvolvimento, soluções e projetos, controle de código-fonte, depuração, designers e editores.


Menu Janela

As opções no menu Janela gerenciam o comportamento de janelas, exploradores e navegadores no Business Intelligence Development Studio. Por exemplo, você pode especificar se as janelas são flutuantes, acopláveis, exibidas como documentos com guias ou ocultas.

Dependendo de quais janelas estão abertas, o menu Janelas pode incluir opções diferentes.


Menu Comunidade

As opções do menu Comunidade permitem que você faça perguntas de outros usuários, perguntas de suporte técnico, envie comentários à Microsoft, acesse comunidades, conecte-se ao centro de desenvolvedores e pesquise comunidades.


Menu Ajuda

As opções no menu Ajuda fornecem acesso aos tópicos Instruções e Ajuda. Você pode localizar informações da Ajuda usando o índice, a tabela de conteúdo ou os recursos de pesquisa. Deste menu, você pode acessar também o suporte técnico e procurar atualizações.

Além disso, a Ajuda do Business Intelligence Development Studio permite que você salve resultados em índice e mantenha uma lista de tópicos favoritos.


Barras de Ferramentas no Business Intelligence Development Studio

Quando você abre pela primeira vez o Business Intelligence Development Studio, a Barra de Ferramentas inclui somente a barra de ferramentas MenuBar e apenas alguns poucos ícones ficam disponíveis nessa barra de ferramentas.

Para personalizar a barra de ferramentas, clique em Personalizar no menu Ferramentas e selecione barras de ferramentas adicionais para exibir ou altere as opções da aparência da barra de ferramentas.


Trabalhando com soluções e projetos

No Business Intelligence Development Studio, uma solução é um contêiner que organiza os vários projetos que você usa quando desenvolve soluções de negócios fim a fim. Uma solução permite que você trate múltiplos projetos como uma unidade e combine um ou mais projetos relacionados que contribuem para uma solução de negócios.

Quando você cria uma nova solução, o Business Intelligence Development Studio adiciona uma pasta Solução ao Gerenciador de Soluções e cria arquivos que têm extensões .sln e .suo.

O arquivo * .sln contém informações sobre as configurações da solução e lista os projetos na solução.

O arquivo *.suo contém informações sobre suas preferências para trabalhar com a solução.

Projetos são armazenados em soluções. Você pode primeiro criar uma solução e, então, adicionar projetos à solução. Se não existir uma solução, ela será criada automaticamente pelo Business Intelligence Development Studio quando o projeto for criado pela primeira vez. Uma solução pode conter vários projetos de tipos diferentes. Você também pode criar uma solução em branco e adicionar os projetos depois.

Soluções no Business Intelligence Development Studio podem incluir diferentes tipos de projetos. Você pode adicionar projetos dos seguintes tipos:

SSAS - Projetos do Analysis Services, para criar objetos analíticos. Para obter mais informações, consulte SQL Server Analysis Services – Dados Multidimensionais.

SSIS - Projetos do Integration Services, para criar pacotes ETL. Para obter mais informações, consulte SQL Server Integration Services.

SSRS - Projetos de Modelo de Relatório, para criar modelos de relatórios. Para obter mais informações, consulte SQL Server Reporting Services.

SSRS - Projetos do Servidor de Relatório, para criar relatórios. Para obter mais informações, consulte SQL Server Reporting Services.


Personalizando ambiente, ferramentas e janelas

O Business Intelligence Development Studio pode ser facilmente configurado de acordo com o seu estilo de trabalho. Você pode configurar o ambiente de desenvolvimento global e seu comportamento e fazer alterações em suas ferramentas e janelas. Quando você salva uma solução, suas configurações são salvas em um arquivo *.suo na pasta de solução.

Você pode configurar o ambiente do Business Intelligence Development Studio com uma coleção de configurações personalizadas para o desenvolvimento de business intelligence do SQL Server, selecionando a coleção Configurações do Business Intelligence

Use Importar e Exportar Configurações no menu Ferramentas para redefinir todas as suas configurações com base na coleção Configurações do Business Intelligence ou importe somente as categorias de Configurações do Business Intelligence selecionadas. Para obter mais informações, consulte "Trabalhando com configurações" na Ajuda do Visual Studio.

Para configurar opções individuais para o ambiente e para as ferramentas, clique em Opções no menu Ferramentas para abrir a caixa de diálogo Opções.

Você pode configurar o Business Intelligence Development Studio das seguintes formas:

Configurando o ambiente

Configurando projetos e soluções

Configurando controle do código-fonte

Configurando os editores de texto

Configurando Designers

Configurando ferramentas do banco de dados

Configurando a depuração

Configurando o HTML Designer

Configurando o Windows Forms Designer

Configurando o Windows


Configurando o ambiente

As páginas de Ambiente na caixa de diálogo Opções são usadas para configurar o Business Intelligence Development Studio das seguintes formas:

Opções do Windows, como usar um formato com guias ou um formato de documento múltiplo ou mostrar a barra de status e quantos arquivos devem ser exibidos nas listas recentes de arquivos.

Opções de segurança, como permitir a execução de macros e quantos suplementos carregar.

Opções de documento, como se arquivos diversos devem ser mostrados no Gerenciador de Soluções e se os arquivos alterados fora do ambiente devem ser detectados automaticamente.

Opções de localização e substituição, como se os avisos devem ser exibidos antes da substituição ou se a caixa Localizar deve ser populada automaticamente.

Opções de fontes e cores, como fonte, tamanho da fonte, cor do texto e cor de fundo.

Opções da ajuda, como qual Visualizador da Ajuda deve ser usado e a configuração da Ajuda Dinâmica.

Adicionalmente, você pode especificar opções diversas como o local a ser usado ao salvar arquivos, o idioma usado no ambiente para a interface do usuário e para a Ajuda online, o esquema de mapeamento do teclado, o comportamento de inicialização, as opções da lista de tarefas e as configurações do Navegador da Web.


Configurando projetos e soluções

As páginas de Projetos e Soluções na caixa de diálogo Opções são usadas para especificar as seguintes configurações:

O local dos projetos, os modelos de projeto do usuário, modelos de item do usuário, as propriedades da solução e propriedades que se aplicam a todos os tipos de projetos. Por exemplo, você pode especificar se os projetos novos devem ser salvos quando forem criados.

O comportamento do Business Intelligence Development Studio quando cria e executa objetos e se deve ser usado um projeto de inicialização.


Configurando controle do código-fonte

As páginas de Controle do Código-Fonte na caixa de diálogo Opções são usadas para configurar a integração do software de controle do código-fonte com o Business Intelligence Development Studio das seguintes formas:

Especificando o plug-in de controle do código-fonte.

Configurando o comportamento do ambiente de plug-in.

Configurando o plug-in.


Configurando o Editor de Texto

As páginas do Editor de Texto na caixa de diálogo Opções são usadas para configurar os recursos do Editor de Texto que se aplicam a todos os idiomas, além de qualquer recurso que só se aplique a idiomas específicos ou versões de idioma. Por exemplo, você pode definir opções que só se aplicam à versão do Transact-SQL usado no SQL Server.


Configurando Designers

As páginas de designers do Business Intelligence na caixa de diálogo Opções são usadas para definir as configurações padrão para os designers usados pelo Analysis Services e Integration Services. Nessas páginas você pode especificar opções como as cores a serem usadas nos visualizadores de mineração de dados, o tempo limite de consultas do Analysis Services e se as assinaturas digitais devem ser verificadas ao carregar os pacotes do Integration Services.


Configurando ferramentas do banco de dados

As páginas de Ferramentas de Banco de Dados na caixa de diálogo Opções são usadas para configurar o comportamento de várias ferramentas para gerenciamento e design dos objetos do banco de dados:

Configurando designers de exibição e tabela, editores de script e execução de script/consulta.

Definindo propriedades de conexões de dados.

Configurando designers de consulta e exibição.

Definindo opções de tabela e diagrama.

Definindo opções de coluna.


Configurando a depuração

As páginas de Depuração na caixa de diálogo Opções são usadas para configurar a depuração das seguintes formas:

Especificando opções de depuração gerais como, por exemplo, perguntar antes de excluir todos os pontos de interrupção.

Habilitando opções de edição e continuação como, por exemplo, advertir sobre código obsoleto.

Selecionando os tipos de código para habilitar depuração just-in-time.


Configurando o HTML Designer

As páginas do HTML Designer na caixa de diálogo Opções são usadas para configurar páginas HTML das seguintes formas:

Especificando a exibição na qual as páginas devem ser iniciadas em exibição de fonte ou design e se as marcas inteligentes devem ser ativadas.

Especificando posicionamento e opções de exibição de elementos.


Configurando o Windows Forms Designer

As páginas do Windows Forms Designer na caixa de diálogo Opções são usadas para configurar formulários Windows das seguintes formas:

Especificando geração de código, plano, marca inteligente e comportamento da caixa de ferramentas.

Personalizando a interface do usuário de dados.


Configurando o Windows

O menu Windows inclui opções para configurar o comportamento de janelas do Business Intelligence Development Studio. Você pode alterar a maioria das janelas para serem flutuantes, acopláveis, exibidas como documentos com guias ou ocultas até que o menu Exibir seja reaberto.

Nesse menu você também pode criar novos grupos de guias horizontais e verticais que permitem dividir a janela do designer em várias janelas Você também pode fechar todas as janelas ou redefinir o layout da janela com a configuração padrão.



Tags: BI, Business, Intelligence, OLAP, SQL, BI, DW, SQL Server, DBA, OLTP, RAL, ITL, MART, Business Intelligence, Development Studio, Microsoft Visual Studio 2008, SQL Server, Analysis Services, Integration Services, Reporting Services, 


eBooks VBA na AMAZOM.com.br

LinkWithinBrazilVBAExcelSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine