Views

Histats

Vitrine

Tips - O Melhor do Business Intelligence - The Best of Business Intelligence

Inline image 1

Por hábito sempre nos pegamos enquadrando os nossos dados sob a ótica Microsoftiniana. Sim, tentamos transformar os nossos dados em informações através das ferramentas do MS Office:

Não raramente utilizamos o MS Excel para modelar os nossos Dashboards, até porque a interface deste é naturalmente confortável aos usuários;

Quando as bases têm um tamanho razoável processamos tudo no MS Access;

No momento que nos pegamos com necessidade de publicar regularmente tal conteúdo na Intranet ou mesmo num site usamos o Sharepoint

E sempre que precisamos apresentar o resultado das nossas análises recorremos ao MS Powerpoint;

É claro que construímos tudo isso de forma integrada! Sim, essa é a vida daqueles que foram abençoados como o poder da automatização VBA.

Mas não podemos ignorar o fato de que o Business Intelligence já inspirou muita gente boa a desenvolver excelentes ferramentas por aí. Olharmos para elas é uma obrigação. Provavelmente melhoraremos o nosso tempo de entrega por adquirir alguns produtos prontos, e talvez assimilemos algumas abordagens realmente relevantes para as nossas próprias soluções.

BI: O termo Business Intelligence, pode ser traduzido como Inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que ofereçam suporte a gestão de negócios.

Por quê isso agora?
Certamente, assim como eu, você está farto dos jargões de marketing de BI. 

Com pouquíssimas exceções encontramos sites de BI que não são densamente povoadas com aquelas terríveis fotografias de pessoas sentadas em torno de uma mesa de reunião, geralmente pasteurizadas na sua composição etnicamente diversa, sentadas em uma formação em "V" na sua direção. Sem originalidade nenhuma, tais sites estão repletos de jargões de negócios sem sentido.

Na maioria das indústrias as renovações e inovações ocorrem nas bordas, sim, além da zona de conforto dos fornecedores já estabelecidos. É importante conhecermos e acompanharmos tais possibilidades.

Olharemos para 5 categorias principais e uma categoria Geral para demonstrar as soluções e empresas que, poderão liderar a próxima geração de Business Intelligence. As categorias são:
  • Ferramentas de Análise
  • Dashboards
  • Soluções específicas
  • Open-source e Gratuitos
  • Visualizações Avançadas
  • Geral
Quero deixar registrado também que ficarei feliz em receber as suas sugestões (e atualizar o post) para que as coisas que perdi nessas categorias ou em categorias inteiramente novas possam ser abordadas também.
Veja também:

Ferramentas de Análise
São aquelas Ferramentas que tornam mais fácil para os analistas extrair os dados de diversas distintas fontes, permitindo a: Análise, Visualização e o Compartilhamento.

Vencedor: Tableau, o rei das ferramentas visuais de análise. Adicionou uma funcionalidade baseada na web para permitir o compartilhamento e a colaboração online.

Inline image 1

Vice-campeãoGood Data chegou no mercado com uma plataforma web-first projetada para democratizar. Fica-se impressionado com a facilidade de uso e a alta qualidade da apresentação dos dados.

Inline image 2


Dashboards
É um quadro atualizado com freqüência analítica, que é claro e conciso.

Vencedor: A BonaVista Systems tornou-se a primeira opção qual ferramentas de minigráficos para os Dashboards do MS Excel. Tudo isso como um humilde plug-in.

Inline image 3

Vice-campeão (empate): Duas empresas de BI, o QlikView e Microstrategy, parecem estar seguindo o exemplo da BonaVista. Infelizmente.

Inline image 4

Inline image 5

Soluções específicas
O desejo de ser todas as coisas para todas as pessoas tem sido um calcanhar de Aquiles na indústria de BI.

As plataformas de uso geral de BI muitas vezes revelam-se demasiadamente amplas e genéricas para atenderem plenamente às específicas necessidades da indústria ou de algumas áreas funcionais.

Vencedor: O Wall Street on Demand é um brilhante provedor de soluções para o setor financeiro. Contém textos de marketing articulados, API aberta e alguns screenshots sugerem uma empresa que sabe exatamente o que fazer e como entregar soluções de alta qualidade de BI.

Inline image 6
Vice-campeões (múltiplos): A seguir, algumas empresas que se concentraram em segmentos da indústria para entregar soluções de BI:

  • Quantivo para análise de comportamento dos clientes.
  • LucidEra para relatórios e análises do pipeline de vendas.

Open-source e Gratuitos
Sim, sei que há uma diferença.

VencedorPentaho oferece uma suíte Open-Source end-to-end de BI que é uma alternativa competitiva para os big-guys. É claro que a aplicação não é necessariamente mais barata ou fácil.

Inline image 7


Vice-campeão: Se alguma coisa deve assustar a indústria de BI, é a possibilidade de um modelo do Google Analytics estendido para mais análise geral dos dados e ferramentas de visualização. O Google Fusion Tables pode ser apenas a ponta do iceberg. Este produto experimental está disponível no Google Labs para visualização de dados: o Google Fusion Tables  oferece uma plataforma para visualização de grandes conjunto de dados, uma nova opção para empresas que tenham interesse no compartilhamento de banco de dados na nuvem computacional do Google.

Diferente do Google Spreadsheets, que apresenta atualmente suporte a pequenas planilhas, o Google Fusion Tables foi desenvolvido para trabalhar com enormes estruturas. Nesta fase de testes, o serviço está pronto para executar planilhas com limites entre 100MB por tabela e 250MB por usuário.

Além de trazer uma visualização instantânea, as informações são apresentadas em gráficos ou mesmo em mapas. As colunas com as respectivas localizações são interpretadas automaticamente e os usuários podem fazer ajustes diretamente. Além disso é possível usar filtros e agregar ferramentas para visualizações mais seletivas.

Como é de praxe, em outros produtos do Google, o Google Fusion Tables oferece uma extensa e complementar suíte de ferramentas para:

Colaboração,

Visualização e edição,

Opção para mesclar dados com outras tabelas de dados e

Interação online entre equipes.

Todas as mudanças são registradas e podem ser recuperadas.

Google Fusion Tables ainda permite selecionar o conteúdo que será ou não compartilhado, um modo de direcionar tarefas relevantes e reduzir a visualização de dados irrelevantes. Possibilita especificar uma atribuição a dados específicos, uma sinalização importante ao mesclar os dados com outras planilhas. Os gráficos e mapas podem ser incorporados a web sites e blogs.

Visualizações Avançadas

Geral

Runner-up: If anything should scare the BI industry, it is the possibility of a Google Analytics model extended into more general data analysis and visualization tools. Google Fusion Tables may just be the tip of the iceberg.
Google Fusion Tables

Visualizações Avançadas

Perfil que traz alguma tecnologia de ponta na área de visualização e no mundo dos negócios.

VencedorMany Eyes continua a impressionar com alta qualidade de visualizações. Designs fáceis de criar e limpar, excelente usabilidade. 

Certamente impressionará o seu chefe com uma visualização de impacto na sua próxima apresentação.

Many Eyes PhraseNet
Vice-campeãs (empate)Openviz / Advanced Visual Systems e Panopticon. Ambos parecem ser os dois fornecedores de BI que competem em pé de igualdade pela liderança em soluções de visualização avançadas. 
Ao contrário do Many Eyes, esses caras não têm a sofisticação do Tufte-esque. Dito isso, considere que há uma grande diferença entre a criação e a entrega de um conjunto de ferramentas que é reutilizável em muitas situações diferentes.

Outras interfaces admiráveis

Gráficos com bons designs: O Style Chart da InetSoft e o Google Charts oferecem, gráficos incorporáveis gratuitamente. Sem frescuras este site sobre BI é clean e informativo
Indo além do desktop, podemos encontrar a RoamBI, esta tem uma bela interface para o  iPhone. Foi executada para transformar os seus dados em insights. Propicia uma visualização interativa. Esta interface faz com que as aplicações da Oracle e o Qlikview iPhone posicionem-se na velha escola.
Roam BI
Sugiram novas interfaces
Tags: Business Intelligence, BI, Data, VBA, Excel, Sharepoint, Powerpoint, Access, Office, Tips, Tableau. Good Data, Bonavista Systems, QlikView, Microstrategy, Wall Street on Demand, Quantivo, Visual I|O, LucidEra, Pentaho, Google Fusion Tables, Google Analytics, Google Spreadsheets, Open-Source, end-to-end, Google Charts, RoamBI





LinkWithinBrazilVBAExcelSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...