Views

...

Important:

Quaisquer soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais, ou da empresa, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance.

E-mails

Deixe seu e-mail para receber atualizações...

eBook Promo

Tips - 13 Dicas para se Falar em Público

Inline image 2
Que tal absorver algumas dicas ?

Não posso falar por todos nós, mas quando domino um assunto, fica mais fácil falar sobre ele. E isso inclui dominar um pouco de conhecimento sobre algumas técnicas de COMO e O QUE falar.

Sente algum nervosismo antes de dar um discurso, fazer uma palestra, ou ministrar um curso?




Isso é natural e até benéfico, mas o nervosismo em excesso pode ser prejudicial. Seguem algumas dicas comprovadas sobre como controlar aquele friozinho na barriga e proferirmos melhores apresentações:

01 - Domine o seu conteúdo. Escolha um tema sobre o qual mantém constante interesse em estar atualizado e inclua tal novidades na sua apresentação.  


02 - Prática. Prática. Prática! Ensaie em voz alta com todos os equipamentos que planeja usar: um esboço, materiais de apoio, cartazes, canetas de luz, etc...


03 - Revise, se necessário. Não engesse demasiadamente escolhendo palavras que usará para preencher o tema que escolheu. Não prenda-se a decorar palavra por palavra. Antes, fixe-se nas ideias - As palavras para explicá-las virão naturalmente.


04 - Pausa Prática, e respire. Pratique com um cronômetro e dê tempo para o inesperado. Planeje quanto tempo levará para explanar sobre cada ideia que comporá os seus tópicos. Lembre-se que todos os tópicos precisam estar em harmonia com o título/tema do assunto sobre o qual escolheu falar.


05 - Conheça a platéia. Sim, dê boas vindas a alguns dos membros da audiência assim que chegarem. É mais fácil falar com um grupo de conhecidos do que falar a completos estranhos. 


06 - Familiarize-se com o local. Chegue cedo, caminhe ao redor da área onde ficará. Se possível teste o sistema sonoro, instale quaisquer recursos visuais sem pressa. Localize-se quanto ao tamanho, porta de entrada, saídas de emergência, etc...


07 - Relaxe. Comece abordando o público. Isso permite-lhe ajustar-se ao tempo e lhe acalma os nervos. Antes de começar a falar qualquer coisa:

Sorria

Pause, conte até três mentalmente antes de dizer qualquer coisa. 

Converta essa energia do nervosismo em entusiasmo. 


08 - Visualize-se dando o seu discurso. Imagine-se falando. A emissão da sua voz sendo alta, clara e confiante. Visualize-se no término da sua apresentação sob as palmas do público - isso  aumentará a sua confiança. 


09 - As pessoas querem que você tenha sucesso. O público deseja que o conteúdo do que falará seja interessante, estimulante, informativo e divertido. Estão torcendo por você!


10 - Não peça desculpas por qualquer nervosismo ou problema - o público provavelmente nunca o percebeu. 


11 - Concentre-se na mensagem -. Mantenha o foco longe das suas próprias ansiedades, concentre-se nas ideias a serem transmitidas e no seu público. 


12 - Adquira experiência - A experiência constrói a confiança, que é a chave para se falar com eficiência. 

13 - Lance mão do humor, histórias pessoais e linguagem coloquial - desse modo não esquecerá facilmente o que dizer.

Espero que possam usufruir dessas importantes dicas!


Tags: Tips, Dicas, truques, falar, discurso, palestra,

eBooks VBA na AMAZOM.com.br

LinkWithinBrazilVBAExcelSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine