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04 - AMPLIE O SEU SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO - BE SOCIABLE

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Gemeinschaft (comunidade)
 
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Gesellschaft (sociedade)

Autores clássicos, como Ferdinand Tönies, procuravam conceituar a comunidade em oposição à sociedade. Tönies era inspirado no método galilaico, que era fundado em duas invenções da cultura grega, a teoria das ideias de Platão e a geometria de Euclides.


"O método consistia em escolher somente um caso e livrá-lo das impurezas do mundo observável, a fim de encontrar o princípio de acordo com o qual o caso em questão 'funcionaria' em circunstâncias ideais" (Töttö 1985:49).


Por isso, Tönies procurou criar um conceito de comunidade "pura", idealizada, oposta ao conceito de sociedade, criado pela vida moderna.

Para TöniesGemeinschaft (comunidade) representava o passado, a aldeia, a família, o calor. Tinha motivação afetiva, era orgânica, lidava com relações locais e com interação. As normas e o controle davam-se através da união, do hábito, do costume e da religião. Seu círculo abrangia família, aldeia e cidade.

Para TöniesGesellschaft (sociedade) era a frieza, o egoísmo, fruto da calculista modernidade. Sua motivação era objetiva, era mecânica, observava relações supralocais e complexas.  As normas e o controle davam-se através de convenção, lei e opinião pública. Seu círculo abrangia metrópole, nação, Estado e Mundo.

Para Tönies, a comunidade, Gemeinschaft, seria o estado ideal dos grupos humanos. A sociedade, Gesellschaft, por outro lado, seria a sua corrupção.

É natural desejarmos  fazer parte de um grupo, somos seres sociais e isso explica o motivo do 'boom' das redes sociais.

Mas o enfoque aqui é profissional:

Atraia pessoas que tenham um perfil similar ao seu.


Como um felino, precisa ter o olhar de caçador, em busca da constante formação da sua comunidade de interesse comum.


Estes formarão  a sua comunidade social e se tornarão os seus Clientes/Leitores.


Na prática . . . HAJA!

Conheça inúmeros sites cujos os assuntos se relacionem diretamente com a sua área de  atuação.

Descubra veículos na mídia que abordem, ou  promovam ações que estejam no mesmo raio de alcance das pessoas que deseja atrair.

Busque grupos, dentro das redes sociais e networking,  que tenham potencial  à adesão.

Mantenha disponível um formulário eletrônico logo após o seu artigo online para coletar informações relevantes que estreitem seu relacionamento com a sua comunidade.

Fomente enquetes de interesse desse grupo.


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Inspiration: 
Tags: ,Gemeinschaft, Gesellschaft, Comunidades Virtuais, sociabilização no ciberespaço, virtual settlement.

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