Views

...

Important:

Quaisquer soluções e/ou desenvolvimento de aplicações pessoais, ou da empresa, que não constem neste Blog podem ser tratados como consultoria freelance.

E-mails

Deixe seu e-mail para receber atualizações...

eBook Promo

VBA Excel - Porque as planilhas aumentam inexplicavelmente

Inline image 1

Possivelmente já percebeu como suas planilhas inflam sem qualquer aparente explicação, como se tivesse comido vários quilos de açúcar. De uma hora prá outra o que tinha apenas uns parcos 530 KB de peso, passa a ter exibir exuberantes 2.350 KB. O que aconteceu? Será que nossa planilhas atacam a geladeira durante a madrugada?

Com o passar do tempo, sem que necessariamente tenhamos acrescentado algum conteúdo relevante às nossas planilhas persistem em aumentar.

Linhas inofensivas:
É muito comum que somente abramos o nosso arquivo, efetuando pequenas alterações em certas células, além de vez ou outra inserirmos algumas linhas em branco, apenas para posicionarmos algumas informações.O que talvez não percebamos é que estas inofensivas linhas em branco não somem, antes são salvas, ocupando espaço desnecessário. Lógico que isso é muito comum devido a grande manipulação de dados que efetuamos diariamente. Nunca paramos prá pensar em tamanho no nosso dia-a-dia. Somente quando não temos espaço, ou quando o administrador da rede diz-nos que nosso espaço no Public está lotado é que pensamos no motivo de tão poucas planilhas ocuparem tanto espaço.

Mandando suas planilhas para o SPA:

O MS Excel não consegue distinguir as linhas que estão em branco ou vazias e acaba por gravar todas as ocorrências em branco como conteúdo das nossas planilhas. Além disso, caso formatemos uma coluna inteira até a linha 1 milhão (mesmo que sem querer), ao fechar a planilhas teremos gravado aquela coluna em um milhão de linhas, apenas porque esquecemos da formatação ali.

O tamanho das planilhas é uma preocupação constante nas nossas aplicações. A não ser que realmente precisemos ter ocorrências extensas, deveríamos automatizar a deleção das linhas excedentes.

Como faremos isso?

Várias sugestões de código: 
http://inanyplace.blogspot.com/

Técnicas de exclusão de linhas podem ser colocadas ao fecharmos e/ou gravarmos nossas planilhas...Isso as fariam efetuar atividades 'aeróbicas' constantemente, queimando suas calorias extras...

Deletar linhas e efetuar as tais tarefas aeróbicas podem tornar o fechamento das planilhas muito lento dependendo do tamanho.

Referências: 
Tags: VBA, excel, clean, enxugando, planilha, workbook, size


eBooks VBA na AMAZOM.com.br

LinkWithinBrazilVBAExcelSpecialist

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vitrine